domingo, 14 de agosto de 2011

Feliz Dia dos Pais Belmiro Barrella

Conforme descrito na Enciclopédia Livre – Wikipédia, em 1909, nos Estados Unidos, Sonora Luise resolveu criar um dia dedicado aos pais, motivada pela admiração que sentia pelo seu pai, William Jackson Smart. O interesse pela data difundiu-se da cidade de Spokane para todo o Estado de Washington e daí tornou-se uma festa nacional. Em 1972, o presidente americano Richard Nixon oficializou o "Dia dos Pais".
Seguindo a tradição, nos Estados Unidos e em mais vinte e seis países, ele é comemorado no terceiro domingo de Junho. Em Portugal e basicamente em todas as demais ex-colônias portuguesas o Dia dos Pais é comemorado no dia 19 de Março, além de existirem várias datas adotadas por outros países, sendo que, somente no Brasil, este dia é comemorado no segundo domingo de agosto. Sua implantação em nosso país é atribuída ao jornalista Roberto Marinho, com o objetivo de incentivar as vendas do comércio e, por conseguinte, aumentar o faturamento de seu jornal por conta do aumento da publicidade. A data escolhida foi o dia de São Joaquim, sendo festejada pela primeira vez no dia 16 de agosto de 1953.
Deixando um pouco a história de lado, o que representa realmente para cada um de nós esse dia? 
Certamente muitas pessoas vêm no dia de hoje apenas o mesmo objetivo imaginado pelo Jornalista Roberto Marinho em 1953, ou seja, uma data para que sejam comprados presentes para os pais, assim como em outras datas comemorativas com objetivos semelhantes: Dia das Mães, Dia das Crianças e outras que ainda não foram totalmente assimiladas pela população como o: Dia dos Avós, Dia da Sogra entre tantos outros criados pelo comércio com o objetivo explícito de aumentar as vendas.
Para mim hoje é um dia que me traz grande felicidade pelas minhas filhas e pela família que minha esposa e eu conseguimos construir apesar de todas as dificuldades e obstáculos, que somente quem nos conhece sabe quais tem sido. Fomos capazes de construir uma família baseada nos valores mais importantes existem no mundo, ou seja: o amor, a compreensão, o respeito, a cumplicidade, a harmonia, a solidariedade, a amizade e principalmente na fé. Apesar de não freqüentarmos a mesma igreja e não rezarmos as mesmas orações, temos Deus em nossos corações acima de tudo, cada um do seu jeito; e aprendemos a nos respeitar pelo que somos e não pelo que temos, pois tudo que o dinheiro é capaz de comprar, o mundo é capaz de tirar! O que conquistamos com a nossa fé e nos faz crescer interiormente nada nem ninguém é capaz de tirar!
Construímos nosso relacionamento, como nos orienta Mateus em seu Evangelho, sobre a rocha firme e não sobre a areia (Mateus 7:24-27). Usamos a rocha do amor para construir nosso lar.
Infelizmente, por outro lado, hoje também é um dia que traz tristeza pois, meu pai, o querido Belmiro Barrella, de quem herdo muito mais do que simplesmente o nome e que jamais deixou que nada faltasse à nossa família apesar de seu gênio forte, autocrático e muitas vezes ditatorial; hoje está em uma cama, quase totalmente desconectado do mundo real depois que o visitante alemão conhecido como Mal de Alzheimer veio fazer-lhe uma visita e nunca mais foi embora.
Daqui há pouco irei visitá-lo, dar-lhe um beijo na face e desejar-lhe um Feliz Dia dos Pais, pois seguramente ele merece pelo que fez a mim e aos meus irmãos, no entanto, certamente ele irá permanecer no seu silêncio, com os olhos fechados, sem expressar qualquer reação.
Não sou médico nem psicólogo e por esta razão não tenho como avaliar se ele faz isso voluntaria ou involuntariamente, no entanto, pouco me interessa saber, uma vez que, tendo ele consciência ou não da minha presença física, ou compreensão do que estarei lhe dizendo, ele ainda é o meu querido pai, modelo de homem honesto, íntegro e mais do que tudo, modelo de pai.
Certamente há muita coisa que um deveria ter falado para o outro, mas infelizmente agora é tarde demais!
Se conselho fosse bom ninguém daria de graça e por essa razão, peço a quem utilizar o que irei dar a seguir que deposite uma contribuição em minha conta corrente, pois ao invés de conselho será consultoria. 
Se seu pai ainda está vivo, goza de boa saúde e ainda é capaz de compreender o que você fala para ele, pare o que está fazendo agora e vá ao encontro dele. Dê-lhe um beijo e diga que o ama, desejando-lhe um Feliz Dia dos Pais, afinal, ninguém sabe como ele ou você estarão no ano que vem e talvez seja tarde demais para você agradecer por tudo o que ele fez por você.
Se você, como eu, já é pai, com certeza será capaz de compreender muitas das atitudes que seu pai tomou com você e certamente será capaz de perdoá-lo, pois só o perdão liberta o espírito.
A todos os pais que tiveram a paciência de ler esse texto até aqui, só me resta desejar:
“FELIZ DIA DOS PAIS!”

3 comentários:

  1. Belmirao, me ajudou muito.... Obrigado e feliz dias dos pais! Seu sempre amigo,Arley

    ResponderExcluir
  2. Belmiro Barrella Jr.14 de agosto de 2011 às 23:41

    Querido amigo Arley.
    Quem sabe no próximo ano você também estará no time dos pais comemorando esta data junto conosco? Por aqui nós estamos na torcida!
    Fico muito feliz se realmente pude ajudá-lo de alguma forma.
    Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  3. Querido Pai..

    Você sabe que para mim você é o melhor do todos, meu herói, meu mentor, meu amigo, meu consultor, meu PAI...
    Não tenho palavras para descrever o amor que eu sinto por você...

    FELIZ DIA DOS PAIS..
    TE AMOOOOOOO..

    Bjos Mila

    ResponderExcluir